quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Glossário da sustentabilidade

Então,
A partir de hoje iniciaremos a construção de um glossário da sustentabilidade. Cada dia um conceito será publicado. Muitos deles serão retirados do Glossário da Sustentabilidade do curso de Planejamento de Gestão para o Desenvolvimento Rural, da UFRGS.

desenvolvimento:

É um termo amplo que em geral tem a conotação de mudança, um processo dinâmico de crescimento, melhoria, avanço. Mas também pode referir-se ao ato de desenvolver-se, como o ato de retirar o invólucro, desenrolar-se. Como coloca Scatolin (1989, p. 6): “poucos são os outros conceitos nas Ciências Sociais que têm-se prestado a tanta controvérsia. Conceitos como progresso, crescimento, industrialização, transformação, modernização, têm sido usados freqüentemente como sinônimos de desenvolvimento. Em verdade, eles carregam dentro de si toda uma compreensão específica dos fenômenos e constituem verdadeiros diagnósticos da realidade, pois o conceito prejulga, indicando em que se deverá atuar para alcançar o desenvolvimento.

Assim, este termo genérico pode ter diferentes dimensões: ambiental, cultural, econômico, político e social. No contexto da disciplina, coloca-se que estas dimensões mantém uma estreita conexão entre si. A referência ao desenvolvimento econômico, a partir da qual tem-se termos como países desenvolvidos/ subdesenvolvidos ou em desenvolvimento referindo-se ao nível de desenvolvimento dos países (assim subdesenvolvimento é uma situação em que o pais apresenta: dependência econômica externa, grandes desigualdades sociais e precárias condições de vida de grande parte da população) implica em tensionarmos a compreensão de desenvolvimento nas outras dimensões.

desenvolvimento humano está ocupando lugar central no debate sobre o desenvolvimento desde o início da década de 1990. A questão central passa da tradicional pergunta de quanto se está produzindo para como isto está afetando a qualidade de vida da população. Para difundir essa idéia, a Organização das Nações Unidas vem realizando uma série de conferências que abrangem direta ou indiretamente as questões sociais.

Atrelado a esta preocupação, emerge a preocupação com as condições ambientais donde propõe-se o termos DesenvolvimentoSustentável. O conceito de Desenvolvimento Sustentável surgiu em 1987 no Relatório «O Nosso Futuro Comum», mais conhecido por Relatório Brundtland, que o definiu como: O processo de desenvolvimento que permite às gerações actuais satisfazerem as suas necessidades sem colocar em perigo a satisfação das necessidades das gerações futuras.

Este conceito centra-se na idéia de desenvolvimento das sociedades atuais sem exploração exaustiva de recursos naturais, sob pena de comprometer a sobrevivência das gerações futuras. Para isso, o Desenvolvimento Sustentável implica necessariamente a articulação das áreas econômica, social e ambiental num contexto de economia global.

desenvolvimento sustentável, como percurso para a sustentabilidade pretende ser economicamente eficaz, socialmente equitativo e ecologicamente sustentável. Respeita os recursos naturais e os ecossistemas, sem perder de vista a pobreza, contra os desequilíbrios demográficos, contra as desigualdades e contra a exclusão, bem como níveis crescentes de satisfação das pessoas na comunidade a que pertencem. Reflete na sua essência, uma comunidade orientada sobretudo para a dimensão humana. Nesta medida, o desenvolvimentosustentável baseia-se numa “parceria ética” e integra e persegue necessariamente a qualidade de vida das comunidades, num contexto de equidade intergeracional.

Atrelado a estes debates, outro termo tem que tem sido difundido refere-se ao desenvolvimento local. Este conceito abrange uma estratégia que deve garantir para o território em questão – seja comunidade, município ou microrregião – uma melhoria das condições sócio-econômicas a médio e longo prazo (Abramovay, 1998). De caráter, fundamentalmente endógeno, este conceito busca um processo sustentável de aproveitamento das oportunidades e capacidades locais, pressupondo a participação de todos os atores sociais e econômicos, públicos e privados. Este processo deve representar não a aplicação de pacotes tecnológicos ou empresariais, mas um processo dinamizador e catalisador das oportunidades existentes naquele território.

 ABRAMOVAY, Ricardo. A formação do capital social para o desenvolvimento sustentável. Trabalho apresentado no II Fórum Contag de Cooperação Técnica. São Luiz, 1998.

OLIVEIRA, G.B. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Rev. FAE, Curitiba, v.5, n.2, p.37-48, maio/ago, 2002.

RELATÓRIO BUNDTLAND. http://www.worldinbalance.net/agreements/1987-brundtland.php

SCATOLIN, F.D. Indicadores de desenvolvimento: um sistema para o Estado do Paraná. Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Economia) – Universidade Federal do rio Grande do Sul. 1989

Um comentário:

  1. Olá! Não esqueçam de colocar o assunto do post, para facilitar a busca depois! Logo abaixo do texto, sugiro criar coisas tipo: glossário da sustentabilidade, notícias do sítio, educação ambiental... em seguida, o próprio blog organiza os assuntos!!
    Está ficando lindo!!
    :)

    ResponderExcluir

Divulgue sua idéia!