quarta-feira, 1 de abril de 2009

Dilemas do Consumo Consciente - parte 1

Há algum tempo me pergunto como posso tornar meu consumo menos danoso e prejudicial ao meio ambiente.  O objetivo da minha inserção no blog é mostrar como uma pessoa consumista e sem tempo para nada também pode  lutar para ter uma vida mais saudável e preservar o meio ambiente! Faço o que posso, mas bem menos do que deveria.
Tenho adotado, com certa dificuldade, as Eco-bags. A dificuldade não está em usá-las, mas adquirir o hábito de andar com elas no carro, pois quase nunca vou de casa para o super. 
O problema é que as Eco-bags estão virando outro item de consumo, com modelos cada vez mais fashion e cheias de estilo. Mulher é fogo!

No meu blog pessoal já abordei esse assunto:
"Cada vez que vou ao supermercado, saio com umas 10 ou 12 sacolas. Como devo ir umas 2 vezes por semana, são 24 sacolas por semana. Quase mil sacolas e um ano. Isso que somos só dois lá em casa. Imagina uma família de 4 pessoas?
Por ano, consumimos 500 bilhões a 1 trilhão de sacolas plásticas. Só no Brasil, jogamos fora um bilhão dessas sacolinhas todos os meses. 
Não quero fazer o papel de Eco-chata mas pretendo mostrar como ser Eco sem perder o estilo!! (o Fernando vai me matar)
Além de toooodo benefício que elas irão gerar à natureza, olhem o LUXO dessas eco-bags!!!




Acho que a mudança deve começar dentro de cada um. E acho que um vizinho estimula o outro, os pais d/ao exemplo aos filhos,  estimulam um colega de trabalho e assim a coisa toda se espalha. E se a idéia não se espalha, acho que apertando no bolso, seja a  única maneira de convencer os mais resistentes. Como tudo no Brasil Varonil. 
"Em países mais evoluídos como a Irlanda, foi o primeiro a tomar medidas sobre a produção descontrolada de sacolas de plásticos ao introduzir PlasTax em 2002. .Um imposto que cobra 0,15  ao consumidor por cada saco distribuído. O resultado desta iniciativa foi a angariação de cerca de 23 milhões de euros para serem investidos em projectos ambientais e uma redução no consumo de 90%. http://pt.wikipedia.org/wiki/Saco_de_plástico"
No próximo post, vou falar de testes das indústrias de cosméticos em animais.
E vocês, já pararam de usar sacolinhas??






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Divulgue sua idéia!